quarta-feira, 24 de abril de 2013

Controle de Aceitação


De acordo com a NBR 12655 (1996) deve-se realizar o Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone (Slump Test) para a aceitação do concreto fresco, de forma que atenda as especificações de projeto e execução
da estrutura. Para concretos preparados pelo executante da obra devem ser realizados ensaios sempre que for alterada a umidade dos agregados, na primeira amassada do dia, após interrupções na produção de 2 horas ou na troca de operadores. Para concretos fornecidos por empresas de concretagem (concreteiras) devem ser realizados ensaios a cada betonada que chega à obra. A aceitação ou não dos resultados obtidos no Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone deve obedecer aos critérios da Tabela 2.




A NBR 7212 (1984) - Execução de Concreto Dosado em Central, estabelece que em alguns casos o abatimento pode ser corrigido na obra através da adição de água, sendo que essa correção, somente pode ser realizada antes do início da descarga do caminhão e nas seguintes condições:

a) O abatimento inicial tem que ser igual ou superior a 10 mm;
b) A correção não pode aumentar o abatimento em mais de 25 mm;
c) O abatimento, após a correção, não pode ser superior ao especificado;
d) O tempo transcorrido entre a primeira adição de água e o início da descarga não pode ser superior
a 15 minutos. Adições de água em demasia, ou abatimentos superiores aos especificados podem trazer grandes prejuízos à trabalhabilidade, bem como às propriedades do concreto endurecido. Na Tabela 3 apresentase um exemplo do efeito na resistência à compressão simples de aumentos de abatimento em um mesmo concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário