quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Projeto



Apresentação do Projeto Integrador


Os Projetos Integradores dos Cursos de Engenharia, de caráter interdisciplinar, promovem a interação entre teoria e prática. Com o apoio do corpo docente os alunos constroem projetos, a partir de temas por eles escolhidos, nos quais o conhecimento é tratado de modo transversalizado. O tema selecionado para trabalho em grupo, abordado de modo articulado com as disciplinas do semestre, terá alcance e profundidade compatíveis com a maturidade dos alunos em cada momento. Neste contexto, as relações entre aspectos distintos do conhecimento deverão ser evidenciados pelas explicações, soluções de problemas e relações com o tema para o cumprimento dos objetivos esperados.
O desenvolvimento dos projetos permite a construção de uma relação recíproca entre alunos e professores, de integração dos diferentes saberes e de motivação para a superação da tarefa de construir conhecimento. Neste sentido, através do desenvolvimento dos projetos integradores, rompe-se com o paradigma de conhecimento fragmentado e promove-se a estratégia da junção dos saberes distintos como um instrumento eficaz de resposta para um problema proposto.



Tema (terceiro semestre):


Modelos  químicos e físicos com aplicações estatísticas. Sugestões: Análise de poluentes com aplicações estatísticas; Previsão de processos físicos e químicos; Análise estatística de dados ambientais; Outros.


Tema escolhido:

ANÁLISE DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENSAIOS SOBRE O CONCRETO



Sobre: 

Nosso projeto de pesquisa baseia-se em ensaios sobre várias amostras de concreto utilizadas na construção civil coletadas em empresas diversas para a análise da resistência das mesmas, verificando assim a procedência da qualidade da amostra coletada. No entanto haverá sigilo nas fontes de coleta das amostras, para proteger as marcas envolvidas na pesquisa, pois o objetivo é apenas a verificação de dados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário